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Portaria

Portaria nº 569, de 22 novembro de 2004


Expedir a Instrução Normativa CMP n° 003 de 22 de novembro de 2004, que dispõe sobre a descentralização dos procedimentos relativos ao Sistema de Registro de Preços.


O SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DO SALVADOR, no uso de suas atribuições, com base no art. 15, Inciso II da Lei 8.666/93, e em cumprimento ao disposto nos Decretos Municipais nº 14.150 de 17 de fevereiro de 2003 e nº 15.098 de 18 de agosto de 2004.

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - Expedir a INSTRUÇÃO NORMATIVA CMP    003 de 22  de  novembro de 2004, que dispõe sobre a descentralização dos procedimentos relativos ao Sistema de Registro de Preços no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município.

 

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente a INO CMM nº 006/95 publicada através da Portaria nº 555/95.

 

 

GABINETE DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DA ADMINISTRAÇÃO, em 22 de novembro de 2004.

 

MARLÚCIO CERQUEIRA SOARES PALMEIRA

Secretário

 

 

ÓRGÃO/UNIDADE

 

SEAD/CMP

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA

 

003/2004

 

SISTEMA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

FUNÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL

SUBFUNÇÃO GESTÃO DE MATERIAIS E PATRIMÕNIO

DATA22/11/2004

 

 

 

 

1.     ASSUNTO

 

Dispõe sobre a descentralização do Sistema de Registro de Preços – SRP, consoante os Decretos Municipais nº 14.150 de 17 de fevereiro de 2003 e nº 15.098 de 18 de agosto de 2004.

 

 

2.   OBJETIVO

 

Estabelecer diretrizes, critérios e procedimentos padronizados para a elaboração e administração de registros de preços para futuros contratos de aquisição de materiais e execução de serviços de natureza específica e não sistêmica e para a realização de serviços exclusivos das atividades fins, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Município do Salvador.

 

 

3.             RESPONSABILIDADE QUANTO AO CUMPRIMENTO

 

Dos(as) órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município, através de suas unidades administrativas, responsáveis pelas funções específicas:

 

3.1     Coordenadoria Central de Materiais e Patrimônio – CMP;

3.2     Coordenadoria Central de Serviços e Gestão de Contratos – CSC;

3.3    Assessorias Técnicas - ASTEC\'s;

3.4    Coordenadorias Administrativas - CAD\'s ou outra Unidade Administrativa específica;

3.5        Comissões de Licitação.

 

 4.  CONCEITUAÇÃO

 

    4.1         REGISTRO DE PREÇOS

 

É um sistema de aquisição de bens e serviços, selecionados mediante as modalidades de licitação “concorrência ou pregão”, onde os participantes apresentam os seus preços para registro.

 

    4.2       TERMO DE COMPROMISSO DE FORNECIMENTO

 

Instrumento de formalização firmado entre o Município do Salvador, através dos órgãos e entidades e o licitante vencedor, com característica de compromisso para a futura contratação, de acordo com a conveniência e oportunidade da Administração Municipal, onde se registram preços, fornecedores e condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório e propostas apresentadas.

 

    4.3        ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

 

Instrumento de acompanhamento dos preços registrados e preços de mercado, à luz da licitação original, com a finalidade de subsidiar futuras revisões de preços.

 

    4.4        AUTORIZAÇÃO DE FORNECIMENTO DE MATERIAIS - AFM

 

Documento gerador do fornecimento dos bens que compõem o Registro de Preços, emitido pelo sistema informatizado de gestão de materiais.

 

    4.5        CONTRATO DE FORNECIMENTO DE SERVIÇOS E MATERIAIS

 

Instrumento jurídico que estabelece as relações comerciais entre o Município do Salvador e seus fornecedores, definindo direitos e deveres das partes.

 

    4.6        PESQUISA DE MERCADO

 

Levantamento de preços, efetuado pelo Setor de Banco de Preços/CADM da Coordenadoria Central de Materiais e Patrimônio - CMP, junto ao mercado fornecedor.

 

     4.7      BANCO DE PREÇOS

 

Sistema informatizado referencial de preços, que tem por finalidade avaliar periodicamente os preços registrados, balizar valores para aquisição de bens e serviços e subsidiar o julgamento de propostas pelas Comissões de Licitação.

 

     4.8      SISTEMA DE GESTÃO DE MATERIAIS - SGM

 

Sistema informatizado de gestão de materiais, que permite consultas, movimentações de materiais, solicitações, pedidos, administração e controle da logística de material em almoxarifados, cadastros e desempenho de fornecedores.

 

     4.9     PORTAL DE COMPRAS DO SALVADOR

 

É o canal de compras on line do Município do Salvador, no qual se concentram, em uma única página da Internet (www.compras.salvador.com.br), serviços e funcionalidades referentes às aquisições de materiais e contratações de serviços.

 

 

     4.10  CATÁLOGO DE MATERIAIS

 

É um banco de especificações, resumidas e detalhadas, de acordo com padrões técnicos ABNT, de uso sistêmico, destinados às atividades fins e meio da Administração Pública, que visa assegurar a qualidade, a segurança e a agilidade na aquisição de materiais e contratação de serviços

 

4.11 ESTOQUE VIRTUAL

 

Estoque de itens disponíveis, registrados e cadastrados no Sistema de Registro de Preços e cujo fornecimento a ser concretizado dependerá da emissão de uma Autorização de Fornecimento de Material – AFM.

 

    5.             PROCEDIMENTOS QUANTO AO SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

 

    5.1               Aquisição de Materiais (ANEXO 01)

 

   5.2               Planejamento de Materiais (ANEXO 02)

 

   5.3               Revisão de Preços de Registro de Preços (ANEXO 03)

 

   5.4               Publicação Trimestral para Registro de Preços (ANEXO 04)

 

   5.5               Aditivo de Tempo (ANEXO 05)

 

   5.6               Substituição de Marca (ANEXO 06)

 

 

   6.             DISPOSIÇÕES GERAIS

 

   6.1         Os itens de materiais e serviços constantes no Sistema de Registro de Preços podem ser identificados através do Portal de Compras no endereço eletrônico: www.compras.salvador.ba.gov.br

 

   6.2          A solicitação de inclusão de itens de materiais e serviços indisponíveis ou inativados do Catálogo de Materiais deverá ser encaminhada à Subcoordenadoria Central de Cadastro e Movimentação de Materiais – CADM/CMP.

 

   6.3         Para  levantamento das necessidades de compra e controle do estoque físico e virtual, os órgãos e entidades deverão utilizar o Sistema de Gestão de Materiais, efetuando o planejamento 90 (noventa) dias antes do vencimento do Termo de Compromisso de Fornecimento.

 

   6.4         Os padrões do Termo de Compromisso de Fornecimento, Ata de Registro de Preços e Autorização de Fornecimento de Materiais serão disponibilizados no Sistema de Gestão de Materiais.

 

   6.5         Para encontrar o preço máximo a ser concedido na Revisão de Preços, indicada no sub-item 5.3 desta Instrução Normativa, as CAD`s ou Unidades Administrativas específicas deverão aplicar a seguinte fórmula:

 

D   =   Pr – Pm1

Δ %  =  (D x 100) / Pm1

Pmax = Pm2  x  Δ %  onde:

 

 

Pr     =  Preço registrado na licitação

Pm1   =  Preço de mercado balizador da licitação

          D      =  Diferença entre Pr e Pm1

Δ %  =  Percentual equivalente à diferença entre preço registrado (Pr) e o preço de mercado balizador de licitação (Pm1)

Pm2  =  Preço de mercado balizador no momento da revisão

               Pmax = Preço máximo de mercado a ser concedido na revisão de preços

 

 

    6.5.1    As revisões de preços solicitadas pelos fornecedores somente serão avaliadas caso o preço registrado (Pr) seja menor que o preço de mercado (Pm1   ou Pm2 ).

           

    6.5.2   Nas revisões de preços, será sempre mantida a relação percentual apurada no momento da licitação original que elaborou o Registro de Preços.

 

   6.5.3     Em caso de produtos e/ou equipamentos, gêneros ou serviços que sofram sazonalidade em sua  produção ou execução, em que a diferença percentual extrapole o limite estabelecido na fórmula de revisão de preços, a Representação da Procuradoria do órgão responsável pela análise deverá emitir parecer.

 

    6.5.4   Quando o preço registrado se mostrar superior ao preço de mercado, o fornecedor detentor do Termo de Compromisso de Fornecimento deverá ser convocado para adequação ao preço de mercado apurado através do Banco de Preços da SEAD.

 

 

Prefeitura Municipal do Salvador

Órgão/Unidade

 

SEAD/CMP

PROCEDIMENTO (ANEXO 01)

Denominação

Registro de Preços – Aquisição de Material

Situação

 

[ ] Encontrada  [ x] Proposta

Mês/Ano

 

10/2004

 

 

 

 

 

 

Órgão/

Entidade

Unidade

Administrativa

Passos

Responsável/Descrição

 

 

 

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Secretaria Municipal da Administração/SEAD

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT

 

Responsável

Procede o levantamento das necessidades de material de consumo.

Preenche pedido de material no Sistema de Gestão de Material.

Confere e finaliza o pedido.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

 

Coordenador

Recebe o pedido on-line pelo Sistema de Gestão de Material e analisa.

 NÃO AUTORIZA:

Cancela e arquiva.

 AUTORIZA:

Libera ao NOF para dotação orçamentária.

 

Assessoria Técnica/ASTEC

Núcleo de Execução Orçamentaria e Financeira/NOF

 

Responsável

Recebe o pedido de material, através do Sistema de Gestão de Material e reserva a dotação orçamentária para aquisição.

 

SE ITEM DE MATERIAL SISTÊMICO:

 

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Subcoordenação Central de Aquisição de Materiais e Contratação de Serviços/AQMS

Setor de Administração do Registro de Preços/SEARP

 

Responsável

Recebe o(s) pedido(s) de material através do Sistema de Gestão de Material.

Analisa o pedido.

 

Caso tenha saldo:

Atende integralmente.

Libera a(s) Autorização(ões) de Fornecimento - AFM, on line,  para os NOF’s dos órgãos solicitantes.

Segue para o passo 27.

 

Caso tenha saldo parcial:

Atende parcialmente e comunica ao órgão solicitante a previsão de estoque no Sistema de Registro de Preços.

Libera a(s) Autorização(ões) de Fornecimento - AFM, on line,  para os NOF’s dos órgãos solicitantes.

Segue para o passo 27.

 

 

Caso não tenha saldo:

Comunica ao órgão solicitante a inexistência de saldo, para que esse decida sobre a forma de aquisição a ser adotada, face à sua necessidade, ou aguarda a próxima licitação do Registro de Preços.

 

SE ITEM DE MATERIAL NÃO SISTÊMICO:

 

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Recebe o(s) pedido(s) de material, on line, através do Sistema de Gestão de Material.

Analisa o pedido.

 

Caso tenha saldo:

Atende integralmente

Libera a Autorização de Fornecimento - AFM, on line,  para o NOF.

Segue para o passo 27.

 

Caso tenha saldo parcial:

Atende parcialmente e comunica ao setor solicitante a previsão de estoque no Sistema de Registro de Preços.

Libera a Autorização de Fornecimento - AFM, on line,  para o NOF.

Segue para o passo 27.

 

Caso não tenha saldo:

Comunica à unidade solicitante a inexistência de saldo.

Encaminha à CAD para que decida sobre a forma de aquisição a ser adotada, face à sua necessidade, ou se aguarda o lançamento de licitação para o Registro de Preços. (Segue Rotina de Licitação ou Rotina de Planejamento de Registro de Preços - anexo 02).

 

Assessoria Técnica/ASTEC

Núcleo de Execução Orçamentaria e Financeira/NOF

 

Responsável

Consulta AFM.

Gera empenho no Sistema de Gestão Fiscal – SGF.

Inclue na AFM, através do Sistema de Gestão de Material, dados orçamentários para pagamento.

Imprime AFM e empenho.

Encaminha ao Gabinete para autorização.

 

Gabinete do Secretário

 

Responsável

Assina o empenho com a AFM.

Encaminha os documentos assinados à CAD.

 

 

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

 

Responsável

Encaminha ao SEMAT.

 

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT

 

Responsável

Comunica ao Fornecedor, enviando, por fax, a cópia do empenho.

 

Fornecedor

 

Responsável

Entrega o material com a nota fiscal.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT

 

Responsável

Recebe e confere o material conforme Norma de Recebimento

Alimenta o Sistema de Gestão de Material com dados da nota fiscal.

Envia ao NOF nota fiscal com “atesto” e empenho para seguir Rotina de Pagamento.

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal do Salvador

Órgão/Unidade

 

SEAD/CMP

PROCEDIMENTO (ANEXO 02)

Denominação

Registro de Preços – Planejamento de Materiais

Situação

 

[   ] Encontrada  [ X ] Proposta

Mês/Ano

 

10/2004

 

 

 

 

 

 

Órgão/

Entidade

Unidade

Administrativa

Passos

Responsável/Descrição

 

 

 

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Secretaria Municipal da Administração/SEAD

 

SE ITEM DE MATERIAL SISTÊMICO:

 

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Subcoordenadoria Central de Aquisição de Materiais e Contratação de Serviços/AQMS

Setor de Administração do Registro de Preços/SEARP

 

Responsável

Procede a análise da previsão de consumo, consultando no Sistema de Gestão de Materiais o acompanhamento de estoque e o histórico de consumo dos períodos anteriores.

Solicita aos SEMAT a previsão de consumo de material para 12 meses, visando futuros fornecimentos através do Sistema de Registro de Preços.

Solicita via sistema informatizado de gestão financeira ou aos NOF a indicação dos recursos orçamentários disponíveis.

Forma os lotes ou itens a serem licitados.

Lança código dos materiais no Sistema de Gestão de Materiais e cria Pedido de Material.

Encaminha o Pedido de Material e as dotações orçamentárias dos órgãos ao SECOD, cadastrando no sistema e-protocolo.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

Setor de Comunicação e Documentação /SECOD

 

Responsável

Forma processo contendo as informações das dotações orçamentárias e o Pedido de Material.

Encaminha ao Setor de Registro de Preços.

 

Subcoordenadoria Central de Aquisição de Materiais e Contratação de Serviços/AQMS

Setor de Administração do Registro de Preços/SEARP

 

Responsável

Consulta o Sistema de Banco de Preços.

Emite orçamento e junta-o ao processo.

Encaminha processo à CMP para assinatura do Coordenador

 

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

 

Responsável

Assina.

Encaminha processo ao Gabinete do Secretario.

 

Gabinete do Secretario

Responsável

Autoriza a abertura do procedimento licitatório.

Encaminha processo à CMP.

 

 

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Comissão Central Permanente de Licitação/COMPEL

 

Responsável

Procede a licitação conforme rotina interna.

Encaminha processo ao Setor de Administração de Registro de Preços, após conclusão da licitação.

 

Setor de Administração de Registro de Preços/SEARP

 

Responsável

Elabora a relação de materiais com os preços registrados.

Encaminha a relação de materiais com os preços registrados à Secretaria Municipal de Governo/SEGOV, para publicação no Diário Oficial do Município – DOM, cadastrando no sistema INFOPMS..

Anexa ao processo uma cópia da relação de materiais com preços registrados publicada no DOM.

Emite Termo(s) de Compromisso de Fornecimento e Ata de Registro de Preços.

Elabora e encaminha correspondência convocando o(s) fornecedor(es) para assinatura do(s) Termo(s) de Compromisso de Fornecimento e da Ata de Registro de Preços e para apresentação da Planilha de Custos, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

 

Em caso de assinatura do Termo:

Encaminha o(s) Termo(s) de Compromisso de Fornecimento e Ata de Registro de Preços assinados pelo fornecedor à CMP.

Arquiva processo provisoriamente.

Segue passo 29.

 

Em caso de recusa em assinar o Termo:

Instaura processo administrativo, anexa ao processo a correspondência de convocação e encaminha o processo à COMPEC, para definição da aplicação das penalidades cabíveis conforme rotina interna.

Arquiva o processo licitatório, caso o fornecedor tenha sido o único participante no certame. Caso haja segundo colocado, efetua convocação para provável fornecimento. Retorna ao passo 18.

 

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

 

Coordenador

Assina a Ata de Registro de Preços e encaminha-a juntamente com o(s) Termo(s) ao Gabinete/SEAD.

 

Gabinete do Secretário

 

Responsável

Assina o(s) Termo(s) e Ata(s).

Encaminha os documentos para o SEARP.

 

 

 

Setor de Administração do Registro de Preços/SEARP

 

Responsável

Encaminha 1 (uma) via do Termo de Compromisso de Fornecimento e da Ata de Registro de Preços ao fornecedor, arquiva 1 (uma) via em pasta própria e anexa 1 (uma) via ao Processo.

Registra os dados do(s) Termo(s) de Compromisso de Fornecimento no Sistema de Registro de Preços.

Lança os itens registrados no Sistema de Gestão de Materiais.

Encaminha cópia do Termo de Compromisso de Fornecimento e dos principais documentos do processo licitatório para a Controladoria Geral do Município/CGM e demais órgãos participantes do Registro de Preços.

Arquiva processo.

 

SE ITEM DE MATERIAL NÃO SISTÊMICO:

 

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Procede a análise da previsão de consumo, consultando o acompanhamento de estoque e o histórico de consumo dos períodos anteriores.

Solicita às unidades administrativas internas a previsão de consumo de material para 12 meses, visando futuros fornecimentos através do Sistema de Registro de Preços.

Solicita ao NOF ou Fundo Municipal a indicação dos recursos orçamentários disponíveis.

Forma os lotes ou itens a serem licitados.

Lança código dos materiais no Sistema de Gestão de Materiais e emite Pedido de Material.

Encaminha o Pedido de Material e a dotação orçamentária ao SECOD, cadastrando no sistema e-protocolo.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

Setor de Comunicação e Documentação /SECOD

 

Responsável

Forma processo contendo as informações das dotações orçamentárias e o Pedido de Material.

Encaminha ao SEMAT ou ao Setor específico.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Consulta o Sistema de Banco de Preços.

Emite orçamento e junta-o ao processo.

Encaminha processo à CAD.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

 

Coordenador

Analisa e assina.

Encaminha processo ao Gabinete do órgão.

 

Gabinete do Secretário

 

Responsável

Autoriza a abertura do procedimento licitatório.

Encaminha processo à Comissão de Licitação do Órgão, ou, caso o órgão não disponha de Comissão, à COMPEL/CMP.

 

Comissão de Licitação do Órgão

                  OU

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Comissão Central Permanente de Licitação/COMPEL

 

Responsável

Procede a licitação conforme rotina interna.

Encaminha processo ao SEMAT ou Setor específico, após conclusão da licitação.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Elabora a relação de materiais com os preços registrados.

Encaminha a relação de materiais com os preços registrados à Secretaria Municipal de Governo/SEGOV, para publicação no Diário Oficial do Município – DOM, cadastrando no sistema INFOPMS.

Anexa ao processo uma cópia da relação de materiais com preços registrados publicada no DOM.

Emite Termo(s) de Compromisso de Fornecimento e Ata de Registro de Preços.

Elabora e encaminha correspondência convocando o(s) .fornecedor(es) para assinatura do(s) Termo(s) de Compromisso de Fornecimento e da Ata de Registro de Preços e para apresentação da Planilha de Custos, no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

 

Em caso de assinatura do Termo:

Encaminha o(s) Termo(s) de Compromisso de Fornecimento e Ata de Registro de Preços assinados pelo fornecedor à CAD.

Arquiva processo provisoriamente.

Segue passo 63.

 

Em caso de recusa em assinar o Termo:

Instaura processo administrativo, anexa ao processo a correspondência de convocação e encaminha o processo à COMPEC, para definição da aplicação das penalidades cabíveis conforme rotina interna.

Arquiva o processo licitatório, caso o fornecedor tenha sido o único participante no certame. Caso haja segundo colocado, efetua convocação para provável fornecimento. Retorna ao passo 54.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD

 

Coordenador

Assina a Ata de Registro de Preços e encaminha-a juntamente com o(s) Termo(s) ao Gabinete do órgão.

 

Gabinete do Secretário

 

Responsável

Assina o(s) Termo(s) e Ata(s)

Encaminha os documentos para o SEMAT ou Setor específico.

 

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Encaminha 1 (uma) via do Termo de Compromisso de Fornecimento e da Ata de Registro de Preços ao fornecedor, arquiva 1 (uma) via em pasta própria e anexa 1 (uma) via ao Processo.

Registra os dados do(s) Termo(s) de Compromisso de Fornecimento no Sistema de Registro de Preços.

Lança os itens registrados no Sistema de Gestão de Materiais.

Encaminha cópia do Termo de Compromisso de Fornecimento e dos principais documentos do processo licitatório para a Controladoria Geral do Município/CGM.

Arquiva processo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal do Salvador

Órgão/Unidade

 

SEAD/CMP

PROCEDIMENTO (ANEXO 03)

Denominação

Registro de Preços – Revisão de Preços

Situação

 

[  ] Encontrada  [ X] Proposta

Mês/Ano

 

10/2004

 

 

 

 

 

 

Órgão/

Entidade

Unidade

Administrativa

Passos

Responsável/Descrição

 

 

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Secretaria Municipal da Administração/SEAD

 

SE ITEM DE MATERIAL SISTÊMICO:

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Subcoordenação Central de Aquisição de Materiais e Contratação de Serviços/AQMS

Setor de Administração de Registro de Preços/SEARP

 

                                         OU

 

SE ITEM DE MATERIAL NÃO SISTÊMICO:

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

Responsável

Recebe do fornecedor, através de correspondência e documentos comprobatórios, a solicitação de revisão de preços para equilíbrio econômico-financeiro.

Forma processo.

 Consulta o Sistema de Banco de Preços para obter o preço médio.

Procede a análise, para encontrar o preço máximo a ser concedido na revisão de preço, levando em consideração os critérios estabelecidos no sub-item 6.5 desta Instrução Normativa.

Elabora ata de revisão de preços.

Providencia assinatura do Subcoordenador,/Coordenador, do Chefe do Setor e do Fornecedor e encaminha ao Gabinete para assinatura do Secretario.

 

Caso deferido

Registra os dados do preço revisado no Sistema de Registro de Preços.

Elabora relação de materiais com os novos preços registrados e encaminha à Secretaria Municipal de Governo/SEGOV para publicação no Diário Oficial do Município/DOM, cadastrando no sistema INFOPMS.

 

Caso indeferido

Informa ao fornecedor o indeferimento da revisão de preço.

 

Encaminha ao fornecedor uma via da ata de revisão de preços.

Arquiva ata de revisão de preços no processo licitatório.

 

Solicitação do SEARP ou SEMAT (ou Setor a específico)

Detecta através de pesquisa trimestral ou impugnação de terceiros que os preços registrados estão acima dos praticados no mercado.

Procede a análise. levando em consideração os critérios estabelecidos no sub-item 6.5 desta Instrução Normativa.

Convoca fornecedor por correspondência no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis para ajustar ao preço de mercado.

Caso o fornecedor concorde

Segue os passos 05 ao 08 desta rotina.

Caso o fornecedor não concorde

Cancela parcial ou totalmente o Termo de Compromisso de Fornecimento e providencia outra licitação.

 

Prefeitura Municipal do Salvador

Órgão/Unidade

 

SEAD/CMP

PROCEDIMENTO (ANEXO 04)

Denominação

Registro de Preços – Publicação Trimestral

Situação

 

[   ] Encontrada  [ X ] Proposta

Mês/Ano

 

10/2004

 

 

 

 

 

 

Órgão/

Entidade

Unidade

Administrativa

Passos

Responsável/Descrição

 

*

 

 

 

 

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01

 

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03

 

04

 

05

 

06

Secretaria Municipal da Administração/SEAD

 

SE ITEM DE MATERIAL SISTÊMICO:

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Subcoordenadoria Central de Aquisição de Materiais e Contratação de Serviços/AQMS

Setor de Administração do Registro de Preços

                                         OU

SE ITEM DE MATERIAL NÃO SISTÊMICO:

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Consulta no Sistema de Gestão de Materiais, por Termo de Compromisso de Fornecimento, o saldo dos itens registrados.

Procede a atualização das quantidades do estoque e exclusão dos itens zerados.

Elabora a nova relação de preços registrados, por meio do sistema INFO PMS (Diário Oficial) e imprime em 3 vias e assina.

Encaminha as 3 vias da relação à SEGOV, para publicação no Diário Oficial do Município.

Envia, via INFO PMS, o arquivo da relação de preços registrados para a SEGOV/Diário Oficial do Município.

Arquiva cópia da publicação da relação.

 

 

Prefeitura Municipal do Salvador

Órgão/Unidade

 

SEAD/CMP

PROCEDIMENTO (ANEXO 05)

Denominação

Registro de Preços – Aditivo de Tempo

Situação

 

[   ] Encontrada  [ X ] Proposta

Mês/Ano

 

10/2004

 

 

 

 

 

 

Órgão/

Entidade

Unidade

Administrativa

Passos

Responsável/Descrição

 

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01

 

 

 

 

 

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04

 

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06

07

 

 

 

 

 

 

08

 

09

Secretaria Municipal da Administração/SEAD

 

SE ITEM DE MATERIAL SISTÊMICO:

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Subcoordenadoria Central de Aquisição de Materiais e Contratação de Serviços/AQMS

Setor de Administração do Registro de Preços/SEARP

 
                                         OU

 

SE ITEM DE MATERIAL NÃO SISTÊMICO:

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Encaminha correspondência ao fornecedor 02 (dois) meses antes do vencimento do Termo de Compromisso de Fornecimento, consultando-o sobre a possibilidade de prorrogação.

 

Caso o fornecedor não concorde:

 

Solicita nova licitação para Registro de Preços, na forma da Rotina de Planejamento de Materiais. (Anexo 02)

 

Caso o fornecedor concorde:

 

Elabora Termo Aditivo de Compromisso de Fornecimento, em 03 (três) vias.

Convoca o fornecedor para assinatura do Termo Aditivo de Compromisso de Fornecimento.

Encaminha o Termo Aditivo de Compromisso de Fornecimento ao Gabinete do Secretario.

 

Gabinete do Secretário

 

Responsável

Assina o Termo Aditivo de Compromisso de Fornecimento.

Encaminha o Termo Aditivo de Compromisso de Fornecimento ao SEARP, se item de material sistêmico, ou ao SEMAT ou Setor específico, se item de material não sistêmico.

 

Setor de Administração do Registro de Preços/SEARP ou Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Arquiva 1 via na pasta do Termo, anexa 1 via ao processo e entrega 1 via ao fornecedor.

Alimenta o Sistema de Registro de Preços.

 

 

Prefeitura Municipal do Salvador

Órgão/Unidade

 

SEAD/CMP

PROCEDIMENTO (ANEXO 06)

Denominação

Registro de Preços – Substituição de Marca

Situação

 

[   ] Encontrada  [ X ] Proposta

Mês/Ano

 

10/2004

 

 

 

 

 

 

Órgão/

Entidade

Unidade

Administrativa

Passos

Responsável/Descrição

 

*

 

 

 

 

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01

 

02

 

 

 

 

03

 

 

 

 

04

 

 

05

Secretaria Municipal da Administração/SEAD

 

SE ITEM DE MATERIAL  SISTÊMICO:

Coordenadoria Central de Material e Patrimônio/CMP

Subcoordenação Central de Aquisição de Materiais e Contratação de Serviços/AQMS

Setor de Administração do Registro de Preços/SEARP

                                         OU

 

SE ITEM DE MATERIAL NÃO SISTÊMICO:

Coordenadoria Administrativa/CAD (ou Unidade Administrativa Específica)

Setor de Materiais e Patrimônio/SEMAT (ou Setor específico)

 

Responsável

Recebe do fornecedor correspondência solicitando a substituição da marca originalmente ofertada e registrada e a amostra do produto.

Promove analise, em conjunto com a área técnica, verificando a compatibilidade das especificações e do preço com o fundamento da licitação original.

 

Caso aprove:

Substitui a marca anterior pela nova marca, emite através do Sistema de Gestão de Material parecer técnico e arquiva a documentação na pasta do Termo de Fornecimento.

 

Caso não aprove e o Fornecedor mantenha a entrega:

Arquiva a documentação no processo licitatório.

 

Caso não aprove e o Fornecedor não mantenha a entrega:

Organiza os documentos sob forma de processo e encaminha à COMPEC, para avaliação do fornecedor com vistas à aplicação de penalidade administrativa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 




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